sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Introdução a Informática - Part 02

PLACA MÃE Também conhecida como "motherboard" ou "mainboard", a placa-mãe é, basicamente, a responsável pela interconexão de todas as peças que formam o computador. O HD, a memória, o teclado, o mouse, a placa de vídeo, enfim, praticamente todos os dispositivos, precisam ser conectados à placa-mãe para formar o computador. A placa-mãe é divida em dois tipos:

Placa-mãe ON-BOARD é um tipo de placa em que os componentes como placa de vídeo, placa de som, placa de rede, fax/modem e outros são construídos integrados na própria placa-mãe, dispensando a instalação de dispositivos externos para suprir estas funções.

Placa-mãe OFF-BOARD é um tipo de placa mãe que não traz os recursos anteriormente citados (vídeo, som, fax/modem), necessitando que o usuário instale uma placa para cada função desejada.

HD – DISCO RÍGIDO (HARD DISK) Todos os computadores possuem uma unidade magnética interna de armazenamento chamada Disco Rígido, HD ou Winchester. Atualmente, existem HDs com capacidade superior a 300GB. Este é de longe o equipamento que possui maior capacidade de armazenamento em um computador. É justamente no disco rígido que armazenamos nossos dados e os programas. É nele também que é criada a memória virtual.
MEMÓRIA As memórias são divididas em dois tipos: Memória RAM (Random Access Memory ou Memória de Acesso Aleatório) – Sem ela o computador não funcionaria. A princípio, os dados que saem da CPU são armazenados nela, além de todas as informações com as quais se está trabalhando durante a execução de um programa ou de uma tarefa, resumindo ela auxilia na execução e gravação de aplicativos e dados que são armazenados primeiramente na RAM, mesmo que temporariamente. Resumindo a Memória RAM é a principal memória do computador. Memória ROM (Read Only Memory ou Memória de leitura) – As memórias ROM (Memória Somente para Leitura) são usadas para armazenar dados importantes do fabricante acerca dos equipamentos em questão, e o usuário não pode modificá-las. Um exemplo de memória ROM é o chip que armazena o BIOS (Sistema Básico de Entrada e Saída), que existem em toda placa mãe. Este programa (BIOS) reconhece os componentes básicos do computador e ajuda no processo de inicialização da máquina. Memória CACHE – ela serve de intermediaria entre a CPU e a memória RAM e acelera a transmissão de dados. Hoje em dia elas já vem junto do processador. Memória VIRTUAL – é simulada pelo Windows no HD (Disco rígido), ela entra em ação quando se esgota a memória principal (RAM). Trata-se de um recurso de software e não de hadware. BARRAMENTO – São caminhos por onde são realizadas as trocas de dados, exemplo faz a conexão entre processador e memória e etc.
UNIDADES NUMERICAS
1 bit 1 Caracteres 8 bits 1 Kylobyte (Kb) 1024 Kylobyte (Kb) 1 Megabyte (Mb) 1024 Megabyte (Mb) 1 Gigabyte (Gb)
SOFTWARE Software – é a parte lógica que dota o equipamento físico de capacidade para realizar todo tipo de trabalho. O Software não pode se ver e nem se tocar nele, mas pode ver e tocar a embalagem na qual ele vem. USUÁRIOS Usuários – são todas as pessoas que utilizam de certa forma um computador para algumas ou várias finalidades. SISTEMA OPERACIONAL É o principal programa do sistema, que controla todos os recursos do computador (dispositivos físicos e funções de software). É um programa de controle do computador. O Sistema Operacional é responsável por alocar recursos de hardware e escalonar tarefas. Ele também deve prover uma interface para o usuário - ele fornece ao usuário uma maneira de acesso aos recursos do computador. S. O. – pode ser definido como um gerenciador dos recursos que compõem o computador (processador, memória, arquivos, etc).

Bons Estudos... Até a próxima...

1 comentários:

Jordana disse...

Adoro suas dicas Almir, todo dia passo pra ver se att. Abraçoo.